Líder Yanomami, Davi Kopenawa pede união de povos contra a extração de nióbio na floresta Amazônica

Texto de Raisa Carlos de Andrade e fotos de Lucas Landau
De Parintins (AM) em 30 de Junho 2019

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Quase 20 anos após a marcha indígena, o líder Yanomami Davi Kopenawa voltou a Parintins, no Amazonas. Davi, um dos nomes mais importantes na luta indígena do país, foi destaque na apresentação do Boi Caprichoso no festival que leva o nome da cidade. Sua presença alertou sobre a urgência da união entre os povos a favor da preservação amazônica. "O índio é quem está à frente desta luta, mas o homem branco precisa ser o suporte para que a gente consiga agir", explica.

Na noite da apresentação, Kopenawa não pôde falar com jornalistas. Sua imagem, pouco conhecida nas ruas, é alvo certo da bancada ruralista e estar ainda mais exposto poderia seria um risco à sua própria vida. Nos encontramos então para uma entrevista exclusiva em uma chácara nos arredores da cidade, enquanto observava da varanda o sutil movimento do vento em direção às árvores. O pajé Yanomami olha nos olhos, se expressa para além do verbo e não teme nem mesmo os mais poderosos do país, que se abalam diante da visibilidade internacional de sua metafísica indígena em "A Queda do Céu" (Companhia das Letras, 2015) livro escrito em co-autoria com o etnólogo francês Bruce Albert.

Em uma longa conversa, Kopenawa falou sobre a exploração do nióbio, tratado minério como nobre por Bolsonaro, suas percepções do presidente, o crescente desmatamento da floresta amazônica e a dualidade da presença dos antropólogos em terras indígenas. Do alto de seus 63 anos, “calculados”, Davi mostra que mesmo a contagem do tempo é diferente para o povo Yanomami. Uma sabedoria sensível e muitas vezes inalcançável aos olhos mais liberais.

Kopenawa passou por Parintins nos anos 2000, viajando rumo ao Monte Pascoal, em Porto Seguro, na tentativa de conhecer a Bahia durante a celebração dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Recebido por bombas de gás lançadas pela polícia militar durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, precisou retroceder na marcha que marcou o começo de sua luta pública. "Na festa da celebração do Brasil, descobri qual era nosso lugar nisso tudo. Percebi que a maioria não gostava nem de ficar perto de índio. Foi lá a primeira vez que me deparei com a violência policial", contou o xamã.

Em duas décadas, o país viu cinco nomes assumirem a presidência. Independente da vertente política, a demarcação de terras pedida pelos povos que aqui sempre estiveram não foi prioridade para nenhum. “O que exigimos é um pequeno território, que está prescrito na constituição. E ainda querem reduzir as terras que temos direito... A única coisa que eu peço é que o Bolsonaro respeite a lei e o povo indígena, o brasileiro legítimo", afirma. E, se durante os anos petistas as comunidades indígenas não receberam devida atenção, a exploração do nióbio, mineral que Bolsonaro afirma ser capaz de salvar a economia brasileira, representa grandes riscos à maior riqueza do país. "Eu moro no pulmão do mundo, mas estão interessados em acabar com nossa mata, nossos rios, estão matando tudo. Mataram pelo ouro, agora para produzir bijuteria. O que vale isso aí?", questiona, enquanto aponta para uma pulseira avaliada em 20 reais. Em 2010, o site Wikileaks já vazava informações sobre o interesse estratégico do governo dos EUA como recurso estratégico no Brasil.

A Amazônia perdeu, nos últimos 30 anos, 18% de sua área florestal. De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em junho de 2019, foram destruídos 920,4 km² de mata em relação ao mesmo período no ano anterior. Por hora, a área desmatada equivale a 20 campos de futebol, um resultado desastroso da entrada do PSL no governo. “Bolsonaro enganou muita gente, até indígenas, mas a mim ele não engana. Ele é o que nós, Yanomamis, chamamos de xauara, possui um pensamento adoecido, completamente louco. Quer manchar nossas terras, exercer sua maldade quando, na verdade, deveria estar ali apenas para respeitar as leis", opina.

Segundo Kopenawa, até o momento não houve diálogo entre o atual governo e seu povo. “Quando ele fala sobre comunidades indígenas, está mentindo. Fala que a gente quer carro, quer mineração. Isso ele julga por ele. Não estou roubando, nunca tirei nada de ninguém. Falar é meu direito! Não tenho medo dele ou da bancada ruralista. Eles querem dinheiro, querem conforto, querem entregar a Amazônia na mão dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha."

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Em meio às diferenças culturais que envolvem a cosmologia, "A Queda do Céu" se faz leitura fundamental na construção de uma nova consciência no que diz respeito ao desmatamento. Na crença Yanomami, a floresta só se mantém se houver uma pausa emergencial nas extrações. O que chamamos de aquecimento global é, para os Yanomamis, o enfraquecimento de Omam — que equivale a Deus em sua cultura — no suporte do declínio cósmico.

Ainda criança, Davi Kopenawa começou a ter sonhos e avisos dos xapiri — os bons espíritos. “Me tornar pajé foi escolha dos xapiri. Lutar pela floresta e meu povo, a foi escolha minha. Viajo, vou longe, vejo a cidade e volto. Meu lugar é na minha comunidade, ao lado do meu povo. Só saio para defendê-los. Posso até ficar um ou dois meses fora da aldeia, mas só abandono quando eu morrer".

No entanto, não é raro que alguém generalize exceções indígenas que desejem ocupar as cidades. “Tem índio que estudou, aprendeu a língua do capitalismo, gostou do mundo moderno e ele que fique na cidade. A maioria de nós prefere a comunidade. O povo Yanomami sofreria na cidade. Não teríamos emprego, mal falamos a língua de vocês. Vamos fazer o que? Morar aonde? Você acha que teremos alguma garantia? O governo não dá nada pra vocês... Para nós, o essencial está na floresta. Somos de lá”.

Localizados no extremo norte do país, na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, os Yanomamis tiveram a demarcação de seu território homologada em 1992 a partir de um decreto presidencial de Fernando Collor depois de muita morte e luta dos Yanomami. Hoje, comunicam suas percepções cosmológicas com a sociedade não-indígena graças ao encontro com um homem branco que habitou seu território, aprendeu o dialeto e produziu algo maior junto à comunidade. “Eu e Bruce ficamos amigos, mas o livro foi uma exigência minha após ele passar mais de um ano convivendo conosco e coletando informações da nossa cultura. Chegou um momento em que o chamei para uma conversa e disse que era muito importante falar sobre o meu povo sob um ponto de vista que fosse meu, não dele”.

A relação entre antropólogos e indígenas é tênue, e, para Kopenawa é necessário que haja uma contrapartida: criar ferramentas para alavancar o que é tido como inalcançável. “O antropólogo precisa entender que seu estudo não pode parar em si mesmo. Tem que gerar possibilidades para nós”.

São constantes os convites internacionais na vida do líder Yanomami. Ele, que este ano esteve em uma fala em Harvard, nos EUA, enfatiza o privilégio de um convite. Se decidisse tentar um visto por conta própria, talvez não tivesse sua entrada autorizada. Cidadania, definitivamente, não é um direito nítido aos povos indígenas. “Fora do Brasil me mandam passagens. Reconhecem minha luta, o meu desejo de ficar em paz com meu povo. Mas se eu não fosse convidado por eles, jamais seria bem recebido nos Estados Unidos. Não podemos esquecer que foram os primeiros a matar meu povo".

Mesmo no norte do Brasil, um dos pontos em que habitam em maior concentração, os povos da floresta estão marginalizados. Eles, que compreendem o tempo das coisas observando as estações, o cultivo e as sabedorias ancestrais, possuem poucos meios para afirmar e propagar a própria cultura entre os não-indígenas. O Festival de Parintins, uma espécie de ópera da selva, é a maior celebração do folclore brasileiro, celebrando sobretudo a identidade indígena. Para Kopenawa, uma forma de começar a estreitar laços com um outro Brasil.

"É uma festa realmente muito linda, que valoriza o indígena. O povo de Parintins está às margens do Rio Amazonas, então sabe que é preciso cuidar para que a gente consiga sobreviver.” Com enormes alegorias que destacam indígenas, ribeirinhos e animais silvestres, são constantes as narrativas dos bois Garantido e Caprichoso sobre nossa história genocida. "Gostei muito de participar. É uma festa que os brasileiros precisam conhecer melhor". Para além do festival, realizado em junho, época da cheia no verão amazonense, conhecer melhor a cultura indígena é ponto de partida para construir outras ideias do devir brasileiro enquanto o céu não cai.